quarta-feira, 16 de julho de 2014

A Experiência das Visitas Guiadas e Autoguiadas:Um Ensaio Interpretativo pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO

Pessoal, quero muito compartilhar com vocês o resultado do meu Mestrado. Agora, finalizado, defendido e aprovado posso compartilhar um pouco de cada detalhe dessa pesquisa que foi sem dúvida um sonho realizado principalmente pelo objeto de pesquisa, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Para vocês se deliciarem, posto aqui um vídeo que eu produzi e que retrata um pouco do que foi essa pesquisa. Em breve vocês a terão na íntegra.

Aqui deixo meus sinceros agradecimentos a todos que colaboraram para este resultado, amigos, familiares, em especial Marí Romanholi, Marcela Trindade e Luciana Nars queridas guardiãs da Chapada e todos os guias de turismo da região e gestores do PARNA-CV. 


 
Segue o resumo da Pesquisa: 

Os estudos sobre a experiência do turista em áreas protegidas são importantes para que se possa conhecer as particularidades do processo da viagem e suas peculiaridades, tanto do ponto de vista da motivação inicial quanto dos impactos (positivos e negativos) deixados na localidade. O PARNA-CV, criado em 1961, recebe em média 20 mil turistas por ano e, em janeiro de 2013, passou a oferecer a opção da visita sem a obrigatoriedade de contratação do Guia de Turismo, em atendimento à Instrução Normativa 8/2008, do Instituto Chico Mendes de Conservação e Pesquisa – ICMBIO. Tal ação suscitou manifestações de contrariedade principalmente pelo grupo de Guias locais, e tornou-se o tema/problema que motivou essa dissertação, que fez investigações com o objetivo de discutir até que ponto o turista necessita realmente de um mediador para suas visitas em áreas naturais protegidas e como visitas realizadas pelo Guia de Turismo ou o autoguiadas impactam diferentemente o passeio e a percepção da experiência pelo turista. O referencial teórico tratará da visitação e do uso turístico de áreas protegidas, com especial atenção às modalidades de interação, entre elas, o Ecoturismo. A partir daí traremos a experiência do PARNA-CV para dialogar com a teoria e verificar, a partir da identificação de aspectos essenciais nos prós e contras das visitas Guiadas e autoguiadas, como tal realidade é produzida e pode ser interpretada, inclusive em suas dimensões conflituosas ou potenciais.

Palavras-chave:

Um grande abraço

E vamos viajar!!!